fbpx

Mestrado em Ciências da Educação

Mestrado em Ciências da Educação

É com satisfação que apresentamos nossa parceria para cursos de Mestrado e Doutorado em SÃO PAULO, com a FACULDADE INTERAMERICANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FICS) do Paraguai, concretizado através do intermédio da UNISUL(BR) que prestará a assessoria para o Registro documental do título de Mestre junto aos órgãos de Educação do Paraguai e do Brasil. 

O curso é ministrado na forma presencial, na sede da FICS, em Assunção, com atividades complementares à distância. O reconhecimento do título de mestre junto a Universidade Brasileira é garantida nas Resoluções do CNE/CES Nº 462/2017   Resolução Nº 3 de 22 de junho de 2016 -CNE e por orientação da UNISUL. São cursos ofertados no exterior para interessados no Brasil, de alta qualidade acadêmica, com reconhecimento legal no Paraguai e validação no Brasil, pensados especialmente para pessoas que não podem se afastar por longos períodos de seus afazeres profissionais, mas não abrem mão da qualidade acadêmica e da oportunidade de crescer profissionalmente. 

Nossos cursos Stricto Sensu são ofertados  pensando na acessibilidade e acolhimento, tanto logística quanto econômica, objetivando formar Mestres e Doutores para atuarem nos diferentes âmbitos de trabalho e estudos, dentro de uma perspectiva da realidade regional do aluno e também da América do Sul, formando uma visão crítica no processo de integração e globalização. 

Esse acompanhamento se dá tanto no Brasil, como na logística das viagens de estudos propriamente ditas ao Paraguai: processo de imigração, compra de passagens, hospedagem em hotéis conveniados, recepção do aluno em Assunción e seguimento em todas as fases de estudos.

Contatos para informações:

São Paulo: 

www.neuroaprendizagem.com.br

neuroaprendizagem@uol.com.br

irenemaluf2014@uol.com.br

whatsapp: (11) 99413-9046 (profª Irene Maluf)

PERÍODO DE INSCRIÇÃO :

 Serão divulgados pelos parceiros educacionais locais de São Paulo, assim como valores e condições de pagamento.Consultar via e-mail.

1- CURSOS OFERTADOS POR NÍVEIS E ÁREAS:

Mestrado: Ciências da Educação

2.VANTAGENS QUE OFERECEMOS:

Não é obrigatório apresentar no ato inscrição o Projeto de Pesquisa, que deverá ser entregue segundo o calendário acadêmico conferido ao aluno, mas é indispensável definir na Carta de Interesse apresentada antes da matrícula junto com o currículo, o Tema e a linha de pesquisa, pois o aluno terá nos Seminários, orientação metodológica para o desenvolvimento de tal Projeto.

Contamos com a presença de professores brasileiros notáveis e atualização permanente de conteúdo. Não exigimos Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, haja vista que o curso é ministrado em português e no idioma espanhol, uma das línguas oficiais do Mercosul (segundo Protocolo de Ouro Preto – Art. 46). É recomendável que o aluno tenha conhecimentos básicos da língua inglesa para leitura de literatura científica e compreenda o espanhol para acompanhar as aulas no Paraguai.

Sendo solicitado pelo aluno, o CONTRATADO o assessorará até a plena validação do diploma no Brasil por universidade brasileira.

 

DA REALIZAÇÃO DOS CURSOS DE MESTRADO:

O curso será desenvolvido de forma que sejam valorizadas as atividades de pesquisa para a produção da tese propriamente dita, artigos científicos, prática acadêmica , seminários internacionais e aulas presenciais em Assunção. Tudo isso com a supervisão de excelentes professores.

Oferecemos à comunidade acadêmica no Brasil, seminários de difusão científica, aos quais os alunos poderão assistir, complementando assim sua carga horária.

Quando da jornada em Assunção, as aulas serão ministradas por professores da Universidade ofertante do curso, tendo em vista a formação intelectual e profissional do mestrando dentro de uma visão das Ciências da Educação no MERCOSUL.

As duas jornadas presenciais e obrigatórias em Assunção, terão duração de 15(quinze) dias cada. Na primeira jornada o aluno deverá concluir as disciplinas básicas do curso e na segunda jornada o aluno deverá finalizar as demais disciplinas e, tendo completado todas as etapas do curso, apresentar sua tese.

Depois de cumpridas todas as exigências formais o aluno estará apto a solicitar sua defesa de tese.

 

4.ÁREAS DELIMITADAS DE PESQUISA  :

• Formação dos Profissionais da Educação

• Gestão Educacional

• Currículo, Ensino e Sociedade

 

5.DINÂMICA E METODOLOGIA DO CURSO E SEMINÁRIOS

 

Seminários- (Brasil) 

Para assessorar o aluno em sua produção científica, os parceiros ofertantes do curso oferecerão seminários internacionais de produção científica, de forma a agregar conhecimentos e orientar na produção da tese e demais produções científicas. Serão ministrados por professores doutores indicados conforme a temática e sublinhas de Pesquisa, com a participação de docentes brasileiros e da FICS para facilitar a orientação de temas de pesquisa dos mestrandos.

Curso – módulos presenciais na FICS (Paraguai)

A metodologia das aulas presenciais é definida em três momentos.

Exposição dialogada;

Pesquisa temática e apresentação de conteúdos pelos mestrandos

Avaliação individual e em grupo.

Cada docente tem a liberdade de cátedra para condução das aulas sendo orientado pela coordenação os conteúdos conforme o programa do curso.

 

6-DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA MATRÍCULA NO CURSO

Documentos para inscrição no curso:

A apresentação da documentação se dará na ordem descrita abaixo, em duas fases, sendo a primeira no ato de inscrição aquí no Brasil, a segunda fase será a apresentação da documentação exigida no Paraguai, tanto para a Universidade, como para a Imigração do Governo Paraguaio.

Primeira Fase:

O candidato deverá apresentar via e- mail (irenemaluf2014@uol.com.br), uma carta de interesse, declarando a linha de pesquisa a ser defendida e citando o tema/assunto que pretende desenvolver em sua dissertação, juntamente com seu Currículo Lattes para análise (enviado via e-mail para seleção antes da matricula) e entregue impresso na matricula, assim como uma carta de Intenção, com declaração do Tema de interesse *.

•02 (duas) vias do Requerimento de Inscrição devidamente assinadas pelo

candidato.

•02 (duas) vias do Contrato de Prestação de Serviços educacionais

devidamente

assinadas pelo candidato com a universidade ofertante.

• Pagamento da taxa de inscrição.

•Fotocópia Autenticada em Cartório da Carteira de Identidade Civil (RG).

OBS: Não será aceita carteira de Ordem Profissional nem tampouco Carteira de Motorista).

• Fotocópia do CPF.

• Fotocópia simples de comprovante de residência.

•02 (duas) Fotos 3 x 4 coloridas e recentes.

• Fotocópia Autenticada em Cartório do Diploma de Graduação.

• Fotocópia Autenticada em Cartório do Histórico Escolar de Graduação.

 

Segunda Fase: consultar Manual que será enviado aos que se mostrarem interessados.

 

 7.SERVIÇOS OBJETO NA CONTRATAÇÃO DO CURSO

*Vide contrato do aluno

 

8-SERVIÇOS NÃO INCLUSOS NA CONTRATAÇÃO DO CURSO

*Vide contrato do aluno

 

 9.INVESTIMENTO FINANCEIRO E DOS DEVERES DO (A) CONTRATANTE 

MATRÍCULA E MENSALIDADES serão pagas no Brasil .O investimento relativo ao curso será, além da Matrícula, mais 28 ( vinte e oito) parcelas mensais, sendo o vencimento da primeira parcela (1|28) realizado no dia 10 (dez) do mês subsequente ao mês da matrícula, mediante boleto bancário, e assim sucessivamente até o adimplemento total das 28 parcelas.  As cópias dos comprovantes deverão ser apresentados à  coordenação sempre que solicitado.

 

 10-CALENDÁRIO DOS SEMINÁRIOS

*Vide calendário de atividades entregue ao aluno 

OBS: A princípio, os dois períodos de aulas ocorrerão no Paraguai em duas viagens nos meses de janeiro ou julho para aproveitar o período de férias no Brasil. A primeira viagem se dará após o segundo ou terceiro Seminário no Brasil, e o aluno terá nessa ocasião de apresentar seu Projeto de Pesquisa, para o qual contará com orientação de um professor de metodologia durante os Seminários no Brasil .

 

11-*CRITÉRIOS DE ADMISSÃO E MATRÍCULA NO MESTRADO: 

 O candidato deverá apresentar via e- mail (irenemaluf2014@uol.com.br), uma carta de interesse, declarando a linha de pesquisa a ser defendida e citando tema/assunto que pretende desenvolver em sua dissertação, juntamente com seu  Currículo Lattes para análise.

 

12-DA ORIENTAÇÃO DE TESE

Os(as) orientadores(as) poderão ser oriundos de qualquer um dos dois países que compõem o projeto, desde que autorizados pela Coordenação da FICS. A orientação durante os Seminários no Brasil, está inclusa nas mensalidades.

 

13-DA BANCA PARA APRESENTAÇÃO DE TESE (PY)

A banca será composta por Doutores e organizada pela coordenação do curso que analisará as apresentações individuais e emitirá a avaliação das mesmas 

A apresentação se dará no Paraguai no final da segunda jornada, portanto deverá estar pronta antes desta data ou o aluno terá que fazer uma terceira viagem para apresentação de tese.

 

14-DURAÇÃO DO CURSO

Os cursos possuem uma duração mínima de 2 anos e máxima de 3 anos. Por solicitação devidamente comprovada e motivo plausível, os gestores do Programa poderão estender o prazo por mais 1 ano.

 

15-SELEÇÂO

  • Pré Requisitos
  • Carta de Intenção e análise de Curriculum
  • Comprovação de conclusão de curso de Graduação com carga horária mínima de 2.700 h.

16-DAS DISPOSIÇÔES FINAIS

A qualquer tempo, e a critério da coordenação do curso, se constatada a apresentação de documentos e/ou assinatura inidôneas, será considerada cancelada a inscrição do candidato. Casos omissos serão tratados pela direção do curso. Normas complementares estão descritas nos contratos do aluno com UNISUL e com a Universidade ofertante.

 

OBS:

A formação da Turma depende de número mínimo de alunos inscritos .No caso da não formação da turma, a matrícula será devolvida integralmente.

Comentários no Facebook