fbpx

Como Desenvolver as Funções Executivas

Planejamento, Organização e Flexibilidade Mental: estratégias para a situação escolar.

 

Ementa

O módulo buscará instrumentalizar técnica e teoricamente os profissionais da Educação quanto às Funções Executivas enfatizando os domínios executivos de Planejamento, Organização e Flexibilidade mental e seus aspectos metacognitivos. Promoverá o conhecimento inicial do saber teórico através da exposição das relações entre Planejamento, Organização e Flexibilidade, seus aspectos metacognitivos e a expressão desses no comportamento humano. Fornecerá subsídios teóricos e início dos princípios técnicos quanto às estratégias de planejamento do conteúdo escolar que possibilitarão promover o desenvolvimento das habilidades de planejamento, organização e flexibilidade mental, bem como outras funções executivas (automonitoramento, autocorreção e estratégias para a solução dos problemas) nos alunos. Apresentará modelos de estratégias de intervenção com aluno em sala de aula em parceria com a família.

Objetivos Gerais: 

Promover o conhecimento teórico, técnico e prático relacionados aos domínios executivos como Organização, Planejamento e Flexibilidade Mental, suas relações com o comportamento humano e o funcionamento cognitivo, enfatizando o processo de ensino e aprendizagem. Objetiva instrumentalizar técnica e teoricamente os professores em relação ao saber neurocientífico as estratégias derivadas desse saber a fim de elevar a qualidade da práxis profissional oferecida pelos profissionais da Educação e, consequentemente, promover o desenvolvimento de habilidades executivas nos alunos.

Objetivos Específicos:

1. Fundamentar brevemente os conceitos de Funções Executivas e no conhecimento teórico através da caracterização dos domínios executivos como Planejamento, Organização e Flexibilidade Mental, seus aspectos metacognitivos e associá-los ao funcionamento cerebral;

2. Relacionar os domínios executivos Planejamento, Organização e Flexibilidade Mental ao comportamento humano, a aprendizagem e a capacidade de alcance às metas.

3. Apresentar aos professores os principais indicadores comportamentais associados às falhas de funcionamento cognitivo enfatizando déficits de Planejamento, Organização e Flexibilidade Mental e as consequências no processo de aprendizagem;

4. Fornecer conhecimentos teóricos-práticos acerca das estratégias adotadas pelo professor com o aluno a fim de subsidiar o desenvolvimento das habilidades executivas destes últimos. Apresentar aos professores modelos de intervenção em classe que visam melhorar as habilidades de
planejamento e organização em curto e longo prazo.

5. Promover a práxis através da elaboração de um modelo de planejamento de conteúdo com os professores a partir dos conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos em aula.

Dia: 26 de Janeiro

Horário: 9h as 17h

Palestrante: Ivânia Pantarotto

Psicóloga clínica e Neuropsicóloga com 20 anos de experiência na avaliação de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e de comportamento 

Atua na avaliação clínica diagnóstica e reabilitação cognitiva

Especialista em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas – Instituto de Psiquiatria –

Faculdade de Medicina de Universidade São Paulo

Especialista em Psicoses pelo Sedes Spientiae/ PUC São Paulo

 

Comentários no Facebook