fbpx

O Desenvolvimento da Linguagem Segundo Montessori

Intervenção Psicopedagógica com Materiais Montessorianos

“Eu sempre sustentei que a educadora deve conhecer a criança e as necessidades da vida para oportunizar o conjunto de fatos que chamamos educação. Por isto eu defini a educação como uma ajuda à vida“. 

Maria Montessori

• Breve histórico – Maria Montessori – Método
• Montessori e Neurociência (estudos)
• Intervenção – estudos de caso

Linguagem:
1- Aprendendo a falar
2- Aprendendo a ouvir
3- Aprendendo a escrever
4- Aprendendo a ler
5- A gramática como ajuda a leitura
6- Formando crianças leitoras
7- Formando criança produtoras de textos.

Oficina: utilização de materiais montessorianos:
Apresentação de materiais:


• CANTOS DE DRAMATIZAÇÃO
• INTERPRETANDO SENTIMENTOS
• AMBIENTES EM MINIATURA
• CESTAS COM OBJETOS CLASSIFICADOS PARA NOMEAR
• CARTÕES CLASSIFICADOS DE NOMENCLATURA
• CARTÕES COM TRÊS CLASSES PARA CLASSIFICAR
• CAIXA COM GRAVURAS
• LIVROS MONTESSORIANOS
• CARTÕES PARA CLASSIFICAR – CONTRASTES SENSORIAIS, TOPOLÓGICOS OU DE
TEMPO
• JOGO DE MOVIMENTO – PAREAMENTO e CLASSIFICAÇÃO
• INTUIÇÃO DO SUBSTANTIVO – AMBIENTES REAIS
• SINGULAR E PLURAL
• MASCULINO E FEMININO
• JOGO INTUITIVO DO SUBSTANTIVO – MINIATURAS
• JOGO INTUITIVO DO ARTIGO – MINIATURAS
• JOGO INTUITIVO DO ADJETIVO – MINIATURAS OU OBJETOS REAIS
• JOGO INTUITIVO DO VERBO – CAIXA DE SEGREDOS
• JOGO INTUITIVO DO VERBO – IMAGENS
• OUVIR AS SÍLABAS – JOGO DAS PALMAS E JOGO DOS CARTÕES
• OBJETOS FONÉTICOS PARA OUVIR (Com a mesma sílaba no início.
• com a mesma sílaba medial e com a mesma sílaba no final)
• OUVIR SONS – FONEMAS ( Mesmo som inicial, Mesmo som medial,
• Mesmo som final)
• ENCAIXES DE METAL
• CESTAS DE LEITURA
• COPIAR FORMAS E SILHUETAS
• LETRAS DE LIXA
• FORMAR PALAVRAS COM MODELO
• TABULEIRO OU CAIXA DE AREIA
• ALFABETO MÓVEL
• CAIXA COM DIFERENTES PORTADORES DE TEXTO
• CAIXA COM DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS
• CESTAS COM MINIATURAS – PERCEPÇÃO DE FONEMAS
• CESTAS COM MINIATURAS – CLASSIFICAÇÃO DE FONEMAS
• CESTAS COM DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS
• CAIXAS DE LEITURA – OBJETOS FONÉTICOS PARA LEITURA
• CESTAS COM CARTÕES CLASSIFICADOS PARA LEITURA

Dia: 23 de janeiro

Horário: 09h as 17h

Palestrante: 

SIMONE VITERBO TARTUCE

Possui graduação em Pedagogia (2010), Mestrado em Habitação Planejamento e Tecnologia pelo IPT (2006), graduação em Arquitetura e Urbanismo (2006), em Artes Plásticas (1993), em Tecnologia da Construção Civil – Tecnóloga (1992), especialista  em neuroaprendizam e psicopedagogia (2013), faz parte do Grupo de estudos, CIEI – Contextos Integrados Educação Infantil, faculdade de Educação da USP. Atualmente é diretora da Usina Pedagógica – Área de Educação, atuando principalmente: educação e psicopedagogia.

Comentários no Facebook